terça-feira, 10 de agosto de 2010

OS PRIMEIROS OPOSITORES DE CHARLES FINNEY




Apesar do grande êxito como evangelista e do inquestionável testemunho como servo de Deus, Finney angariou o ciúme de muitos líderes de sua época. Tanto de calvinistas quanto de ateus e adeptos do universalismo.

Dentre os opositores encontrava-se o então famoso evangelista Asahel Netleton, que destacou-se mais por sua oposição extremada a Finney que por seus resultados ministeriais. Outro opositor de peso foi o dr. Lyman Beecher. Este, mais tarde, veio a tornar-se um dos mais ilustres cooperadores de Finney.

Dentre as acusações levantadas contra o avivalista pesava o fato de que o mesmo usava expressões e ilustrações muito próprias às pessoas do povo. Seus sermões "manchavam a dignidade do púlpito".

Muitas de suas afirmações doutrinárias eram distorcidas e divulgadas desta forma por meio de panfletos e cartas anônimas. Uma das acusações preferidas de seus opositores era a de que Finney constantemente lançava mão de "estranhos métodos" com o objetivo de provocar reações puramente emocionais.

A tudo isso o avivalista respondia com jejuns, orações e uma redobrada dedicação à tarefa de resgatar as almas perdidas das mãos do diabo.




Fonte: Rossel, Garth e R. Dupuis, Memórias originais de Charles Finney, Ed. Vida, 2006, S. Paulo.


=========================================


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS COMENTÁRIOS: