domingo, 15 de agosto de 2010

CHARLES FINNEY - RESULTADOS DE UM MINISTÉRIO AVIVADO



"...mais de 85 pessoas de cada 100 que se convertiam sob a pregação de Finney, permaneciam fiéis a Deus; enquanto 75 pessoas de cada cem, das que professaram conversão nos cultos de algum dos maiores pregadores, se desviavam. Parece que Finney tinha o poder de impressionar a consciência dos homens, sobre a necessidade de um viver santo, de tal maneira que produzia fruto mais permanente." (Deeper Experiences of Famous Christians, p. 243.) [1]

"Por volta de 1830, segundo cálculos do Dr. Henry Ward Beecher, pelo menos 100.000 pessoas foram convertidas em um ano e se filiaram a igrejas, através dos reavivamentos relacionados com Finney e de sua influência na expansão do evangelho. Esta foi provavelmente a maior colheita desde o Pentecostes.

Em 1849 Deus começou a usar Finney para um reavivamento em Londres. Em certas ocasiões, de 1.500 a 2.000 pessoas respondiam ao convite para receber Cristo. Dez anos mais tarde contaram a ele que os convertidos daqueles anos continuavam firmes.

O maior reavivamento que varreu a América em 1858-59 foi algumas vezes chamado de reavivamento das reuniões unificadas de oração. O Dr. Lyman Beecher chamou-o de "o maior reavivamento que o mundo já viu", com pelo menos 600.000 conversões. Ele foi considerado um resultado direto do ministério de Finney durante os anos anteriores, embora ele não estivesse, em geral, presente.

O bispo W. A. Candler afirmou que pelo menos um milhão de pessoas foram convertidas neste reavivamento. O Dr. J. Edwin Orr, historiador de reavivamentos cristãos, concorda com o bispo.

A permanência dos resultados do ministério de Finney foi destacada. Após o reavivamento em Gouverneur, Nova Iorque, foi dito que durante seis meses não houve danças nem espetáculos teatrais. Uma pesquisa cuidadosa mostrou que 85% dos convertidos nas reuniões de Finney permaneceram firmes no Senhor. Até mesmo o ministério de evangelistas como Moody mostrou uma permanência de apenas 30%. Não existe substituto para o poder do Senhor como o manifestado na vida e ministério de Finney.


Fontes: Deeper Experiences of Famous Christians, p. 243.; Duewel, Wesley L., Em chamas para Deus, páginas 61 e 62, Candeia, 1996, São Paulo, SP.



======================================


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS COMENTÁRIOS: