Quando Abrão descia de Harã em direção ao sul de Canaã, levou consigo seus familiares, bens e uma promessa da parte de Deus: vou fazê-lo prosperar com o fim de torná-lo uma benção. Deus o escolheu como cabeça, não apenas de um povo, mas de muitas nações, e a primeira pessoa a entender isso na prática seria Ló, seu sobrinho, que seguiu sob sua autoridade.
Enquanto esteve com Abrão, Ló viu que a trajetória de descida para Canaã só levava o patriarca para mais alto, acrescentando-lhe dia-a-dia riquezas, permanecendo este debaixo da autoridade divina. Um dia, Ló se encontrava cansado da parceria com seu tio. Abrão viu o descontentamento do seu protegido e resolveu liberá-lo para ir embora se assim desejasse.
Ló escolheu rumar para o Leste e fixar morada na planície de Sodoma. Chega de ficar acampando nas encostas, ao lado de cidades pagãs. Porque não entrar e nelas habitar? Porque não pensar como um empreendedor de coragem? Isso aconteceu "antes de Deus haver destruido Sodoma e gomorra" (Gn 13.10).
Assim que Ló se retirou, Deus ordenou que Abrão, dali mesmo onde estava, olhasse para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Agora vá Abraão. O quanto você possa percorrer, te darei. O homem, sob a cobertura divina, percorreu toda a terra e a tomou como herança pela fé.
Ló foi para a sodoma, afligiu sua alma diante do pecado de seus moradores, tornou-se prisioneiro, perdeu seus bens, a esposa e, morando em uma buraco, foi terrivelmente envergonhado por suas filhas. Delas surgiram duas das nações que mais afligiram Israel, Amom e Moabe (19.30-38).
Abrão permaneceu sob a cobertura do Senhor, contando com Sua amizade, tornando-se uma poderosa nação, benção para toda a terra. Foi sobre ele que Deus afirmou “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito (Gn 18.19).
Ló era um justo (2 Pedro 2:7) que fez uma escolha errada. Abrão era um justo que fez a escolha certa.
Há princípios que podem influenciar poderosamente o futuro de indivíduos e até nações. No caso que examinamos, dois homens justos tiveram seus caminhos afetados por suas escolhas com relação à cobertura espiritual. Abrão perseverou na dependencia das instruções divinas, enquanto Ló trocou a hospitalidade de seu abençoado tio pelas possibilidades de uma cidade cujo rei nem a si mesmo podia se defender.
E você, sob que cobertura tem permanecido até aqui?
Quer um conselho? Cultive o prazer de repousar à sombra do Carvalho de Moré em Siquem, acampe na encosta de Betel e - aonde quer que esta aventura o leve - permaneça no centro da vontade de Deus, sob a cobertura de alguém que Deus escolheu para lhe proteger.
...

